Oásis Azul - Holiday home in the Eastern Algarve
Oásis Azul | Ilha da Armona | Sotavento Algarvio
Oásis Azul | Fuseta | Sotavento Algarvio
Oásis Azul | Olhão | Sotavento Algarvio
Oásis Azul | Tavira | Sotavento Algarvio
Oásis Azul | Ilha do Farol | Sotavento Algarvio
Oásis Azul | Algarve
Oásis Azul | VRS San António | Sotavento Algarvio

Cidade e praia


Moncarapacho

O mercado da aldeia de Moncarapacho fica a cinco minutos de carro de Oásis Azul. A aldeia tem todas as comodidades básicas, tais como um supermercado, uma padaria, um mercado municipal e uma farmácia. Na praça aconchegante e na rua principal encontrará uma série de restaurantes e terraços agradáveis.

A partir de Oásis Azul é possível caminhar até à aldeia em trinta minutos, através de um belo percurso pedestre.   

 

Fuseta

A bela vila de Fuseta, situada na Ria Formosa, tem ruas estreitas, casas tradicionais em forma de cubos com molduras ornamentais (platibandas) e chaminés do Algarve. É sempre aconchegante na praça da vila e nos restaurantes (grelhadores) no mercado municipal. O que é bom nesta aldeia é a bela mistura de habitantes locais, pescadores e turistas.

Ao longo da costa há várias ilhas, habitadas e desabitadas. Com um ferry ou um barco táxi pode viajar para ilhas com quilómetros de praias arenosas. Na Fuseta encontrará duas praias: a praia interior da Fuseta e a Ilha da Fuseta.

 

A praia interior está localizada na lagoa. Uma bela baía com um bar de praia (Borda d'Agua), espreguiçadeiras e o característico edifício antigo do nadador salvador.


É uma praia encantadora e um local maravilhoso para nadar porque a água é na sua maioria calma e pouco profunda. Para chegar à Ilha da Fuseta embarque num barco que o levará a uma praia muito extensa e arenosa do lado do oceano. Fuseta fica a dez minutos de carro de Oásis Azul.

 

Olhão

Olhão é uma cidade para aqueles que amam o Portugal autêntico. Olhão tem um forte sentido de história e cultura. Esta cidade piscatória ativa não é de modo algum “polida” mas pode ser um pouco crua e continua a ser o porto de pesca mais importante do Algarve. A cidade manteve o seu carácter original com fortes influências mouriscas, o que a torna maravilhosa para passear pelas ruas estreitas.

 

Olhão é animada durante todo o ano e tem bons terraços e bons restaurantes. O proeminente mercado municipal com os seus produtos frescos vale uma visita e uma viagem de um dia de barco para as ilhas da Armona, Culatra e Farol é altamente recomendada. 

 

Tavira

Encantador. É o que a maioria dos visitantes acha de Tavira. Uma cidade encantadora para explorar, que se adequa a todos os gostos. A parte mais movimentada é ao longo das margens do rio Gilão. Museus, igrejas, belos edifícios, terraços, lojas e um mercado municipal. Tavira é uma tentação para todos. 

 

O encanto da cidade vai até à Ria Formosa, com as suas salinas brancas. Aqui, dependendo da estação do ano, é possível avistar aves como o flamingo ou alfaiates. No rio Gilão e em Quatro Águas, partem barcos para as praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu. 

 

Cidades mais encantadoras

O antigo centro de Faro, Loulé e Vila Real de Santo António, perto da fronteira espanhola, também vale bem a pena uma visita. Uma vez em Vila Real, é fácil atravessar para Espanha. Ayamonte está situada do outro lado do Rio Guadiana e tem a inconfundível vivacidade espanhola. 

 

Mercados

Todas as semanas há um mercado na região. Este pode ser um mercado com produtos ou feiras. A feira acolhedora da Fuseta é a nossa preferida. 

 

Praias

Com quilómetros de praia arenosa, o Algarve é um destino de praia popular. O sotavento algarvio é conhecido pelas suas longas praias de areia dourada. A Praia da Fuseta, Ilha de Fuseta, Praia do Barril, Ilha de Tavira, Armona, Culatra e Farol estão nos arredores de Oásis Azul. 

 

Reserva Natural da Ria Formosa 

Entre Faro e Tavira encontrará a reserva natural (protegida) da Ria Formosa. Uma lagoa de 60 km de comprimento rodeada por um labirinto de ilhas, penínsulas, bancos de areia, praias brancas, dunas, bacias salinas com a flora e fauna particularmente especial. Um paraíso para observadores de aves e amantes da natureza. Desde a Fuseta e Olhão são oferecidos vários passeios de barco para descobrir esta zona. Também se pode explorar a área a pé ou de bicicleta. 

 

Algarve Central

As praias do centro do Algarve são de ouro amarelo e rodeadas por rochas gigantes e falésias. O centro do Algarve cobre o troço entre Faro e Lagos. Nesta zona encontram-se as famosas e agitadas estâncias balneares como Albufeira, Lagos, Ferragudo, Olhos d'Agua, Carvoeiro, Armação de Pêra, Quarteira e Praia da Rocha. A mais luxuosa, Vilamoura, está também situada nesta zona. 

 

Costa Oeste do Algarve

A costa ocidental do Algarve com as suas escarpas escarpadas ainda está por descobrir. Devido às suas ondas altas, esta região é particularmente popular entre os windsurfistas. Os caminhantes podem desfrutar do caminho de longa distância da Rota Vicentina nesta região. Pode caminhar por antigos caminhos de pesca ao longo da costa. Fica a uma hora de carro de Oásis Azul e vale bem um dia de viagem.